Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

O poder das mulheres


Atualmente, as mulheres estão em alta no mercado. Estão "carregando os homens nas costas". Finalmente, depois de décadas de luta...


Segundo especialistas em RH e mercado de trabalho, apesar delas ainda ganharem um salário inferior aos homens dentro dos mesmos cargos e funções, elas são preferência no momento da contratação. Não se trata de um texto de uma feminista, ok. No entanto, de acordo com as estatísticas, elas estudam mais e levam este mais a sério, assim estão somente colhendo o que plantaram.


Os homens, em sua maioria, são extremamente racionais, generalistas e holísticos, características bastante valorizadas. Porém, as mulheres além de perceberem o todo, também são atentas aos detalhes, às minúcias. Com o lado emocional mais aguçado, conseguem perceber melhor as angústias e desejos dos clientes, sabendo fazer das exceções as regras, não tratando tudo de forma padronizada. Desta maneira, satisfazem os clientes com maior eficácia e hoje sabemos, o cliente é quem manda nas empresas. São eles que ditam o "ibope" de uma empresa e seu período de existência.


Além disso, dão conta de multitarefas ao mesmo tempo (se parecem com as gerações Y e Z neste quesito), sem reclamarem ou demonstrarem cansaço extremo. Não se estressam com facilidade. Trabalham, cuidam da casa, dos filhos, do marido e de si com a mesma atenção, não precisando focar em um e esquecer do outro para dar conta.


No entanto, faz-se necessário que a mulher saiba distinguir em que momentos essa igualdade se torna perigosa. Estudar, trabalhar, disputar posições e saber usar certas características da natureza feminina (supracitadas) a seu favor é muito saudável. Infelizmente, algumas mulheres estão se igualando em outras situações também e se perdendo neste jogo, como beber demais, fumar demais, trocar demais de parceiros, além de, às vezes, usarem o corpo e o poder de sedução de forma indiscriminada e vulgar. Tais atitudes, trazem desvantagem competitiva. São percebidas e não são nada valorizadas no mercado de trabalho.


Portanto, mulheres, usem suas habilidades de forma inteligente que os resultados virão. Fica aí o meu conselho e abraço.


Obs: a foto é uma brincadeira com meu sócio em consultoria, Eduardo Bomfim. Amigo, palestrante, consultor e professor universitário muito respeitado.


Como dica, assistam ao vídeo do também consultor, Waldez Luiz Ludwig no Jô Soares (You Tube).




2 comentários:

  1. Nossa história e antiga, mas atualmente essa menina de ouro me carrega nas costas literalmente

    ResponderExcluir
  2. Pessoas como vocês merecem ter todas o sucesso do mundo.
    Tenho certeza que todas as empresas que tiverem suas consultorias, poderam ter uma nova visao sobre organização.
    Parabens pela capacidade, sucesso, garra e respeito que voces tem pelas organizações.

    Luriane Barreto

    ResponderExcluir