Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Empreendedorismo já



Infelizmente, não faz parte da cultura brasileira educar os filhos para serem empreendedores. Somos criados para passarmos no vestibular e sermos empregados (com carteira assinada), se possível em uma empresa de renome, de preferância uma multinacional. Se gostarmos de estudar então, aí o nosso futuro estará garantido passando em um bom concurso público. Garantias e garantias são as preocupações de nosso povo. Somos uma nação que se acostumou a jogar na retranca, na defensiva, não partimos pro ataque...pode ser muito arriscado (garantia de novo).

Fato é que os pais (salvo pais empresários) e a escola (até o ensino médio ou até mesmo a universidade) não nos preparam pra sermos empreendedores. É possível sim, que ambos, dentro dos limites de cada idade e com o linguajar adequado, ensinem as crianças e os adolescentes a empreenderem.
Um diferencial do empreendedor, fora algumas características (ver post "Sucesso") é não ficar limitado e focado apenas em seu objeto de estudo. O empreendedor estuda o mundo, conhece e cria tendências, sabe como está a economia, os avanços tecnológicos, as discussões sobre sustentabilidade, toma conhecimento dos resultados do CENSO e mesmo não acreditando nos políticos, sabe o que está acontecendo neste meio, ficando por dentro das leis que podem afetá-lo. Isso é o que chamamos de "Ambiente de Marketing" e conhecer tudo isso pra saber como essas coisas afetam a empresa (negativa ou positivamente) e assim poder tomar uma decisão assertiva é o que chamamos de análise SWOT.
Sim, é ótimo que você saiba muito sobre o que faz, mas não dá pra ficar só nisso. Por isso, leia muito, leia sobre tudo, viaje, aprenda outros idiomas, esteja aberto às mudanças e evoluções (inovações) e esteja preparado para as oportunidades. Faça amizades, feche parcerias, saiba trabalhar em equipe e também valorizar a sua equipe. Tenha suas convicções, mas saiba escutar e respeitar outras ideias. Ninguém é tão bom e tão autosuficente pra não precisar se relacionar.
Há muito o que se falar sobre Empreendedorismo. Assim, nos vemos por qui em outros posts. Este assunto vai longe...
Abraços,
Marcela França
@marcela6mkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário