Assim como eu, os clientes (todos que converso entre alunos, amigos e familiares) não estão satisfeitos, embora todos os empresários "rezem a mesma cartilha" da necessidade desta tão falada "satisfação."
O "se não" está exatamente na questão de que os empresários (não empreendedores) desconhecem a fundamental importância dos funcionários ou se preferir, colaboradores, neste processo.
Vamos explicar. Existe uma estratégia de marketing chamada Marketing de Relacionamento, cuja finalidade é desenvolver um relacionamento de confiança e duradouro com os clientes, para que os mesmos se tornem fiéis (outra polêmica, assunto para um outro post) à marca. Junto com essa estratégia existe outra chamada CRM - Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, que visa mapear os hábitos e desejos dos clientes para poder oferecer aos mesmos, produtos/serviços que satisfaçam ou superem suas expectativas. Essas duas estratégias de marketing de nada resolverão se não houver, na empresa, uma cultura pró-cliente (lembrando que para ser considerado cultura, todos devem conhecer e praticar estes valores).
Assim, voltamos ao gargalo de muitas empresas. Apesar dos empresários conseguirem perceber a relevância destas estratégias, eles não perceberam que ambas só são possíveis a partir de uma terceira, Endomarketing ou Marketing Interno.
Além do treinamento, a prática de Endomarketing faz com que este "cliente interno" sinta-se valorizado, já que defende uma gestão participativa, no qual ele faz parte do processo; contribui com ideias; preocupa com a melhoria contínua; recebe desafios; veste a camisa; tem postura e atitudes de empreendedor (intraempreendedor) e está ciente das práticas da empresa, através de uma comunicação eficaz.
Enfim, o recado de hoje é, empresários, passem a agir como empreendedores e a enxergar o treinamento como um investimento de extrema valia.
Abraços e nos vemos por aqui.
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